Marcus Vinícius
Presidente do Clube das Cavalhadas
Presidente do Clube das Cavalhadas
"Nos 186 anos das Cavalhadas da Franca, o Clube das Cavalhadas, entidade promotora desse tradicional folguedo campeiro de origem ibérica, promove uma grande inovação no quesito divulgação, no quesito interação e no quesito permeabilidade desta bonita manifestação na sociedade francana, regional e brasileira. Com o lançamento deste site e com todo o advento de políticas de comunicação nas mídias sociais e afins, as Cavalhadas chegam a um novo patamar.
Com intenção de atrair cada vez mais público, cada vez mais pessoas para o evento, não só para assistir, mas também para participar, frisando que as Cavalhadas da Franca são uma tradição, um espetáculo, um folclore não só daqueles que participam, mas também de todos aqueles que amam a região da Franca, que amam essa tradição de equinocultura, de beleza, de alegria e cenografia. Portanto, este site é uma ferramenta de chamamento a todos os que quiserem participar, assistir e colaborar com este que é o maior DNA cultural desta cidade de Franca.
As Cavalhadas estão intrinsecamente ligadas à história da Franca. A história da cidade caminhou lado a lado com a história das Cavalhadas. Foi naquele distante ano de 1831 que o folguedo chegou em nossa cidade.
As Cavalhadas são uma representação teatral e folclórica das batalhas ocorridas no Sul da França e Norte da Espanha para que os mouros não adentrassem no território central europeu. Essa representação começou em Portugal, por iniciativa da rainha Santa Isabel, esposa de El-rei Dom Diniz, naquele distante século XIV. Isso foi trazido para o Brasil, obviamente, com a colonização portuguesa. Hoje temos em nosso país algumas cidades onde essa manifestação permanece acesa. Franca é uma delas, com a segunda Cavalhada mais antiga do Brasil.
Eu gostaria de deixar a mensagem de que essa importante encenação teatral, tão tradicional e enraizada na cidade de Franca, aqui permanecerá acesa e também em nossos corações. E hoje, no fecundo caminho rumo aos 200 anos, afirmo que esta tradição, esta festa da família francana, da cidade de Franca e região permanecerá viva e retumbante por mais 186 anos".
Marcus Vinícius C. Palermo Falleiros
Presidente